Autor:EVERSON MELQUÍADES ARÁUJO SILVA

SOBRE A HOMENAGEADA





É pedagoga e especialista em ensino de arte, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez o Curso Pedagógico (Normal Médio) no Colégio Damas do Recife e o Curso Intensivo de Arte na Educação (CIAE), este último sob a orientação da Professora Noemia Varela, na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro.Iniciou sua carreira docente, através das orientações da Professora Adozinda Costa e do Professor Paulo Freire.


Trabalhou alfabetizando crianças e ensinando Arte em diferentes escolas da rede pública e privada de ensino do Estado de Pernambuco.Também foi Professora da Escolinha de Arte de Olinda, ao lado da Educadora Solange Costa Lima, Sebastião Pedrosa, Manuel Eudósio, Guita Charifker, Adão Pinheiro, entre outros. Foi coordenadora geral de escolas de Educação Básica do Movimento de Cultura Popular (MCP), diretora da Escolinha de Arte do Recife, coordenadora do Projeto Meninos do Campus e do Pólo Arte na Escola, ambosda UFPE.


Trabalhou na implantação dos cursos de licenciatura em arte da UFPE, nos Cursos de Pós-Graduação em Arte/Educação, do DTAEA/CAC/UFPE, inclusive, orientando diferentes estudantese na formação continuada de professores de arte de cidades do Estado de Pernambuco, na qual ainda prestou assessoria. Foi membro da Associação Nordestina de Arte/Educadores (ANARTE), Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB), e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).


Atualmente é integrante do Bloco da Saudade, professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística (DTAEA), do Centro de Arte de Comunicação (CAC) da UFPE, onde atuava no Curso de Artes Visuais – Licenciatura.