Cursos

Curso 32 - Arte, Educação e Políticas das Memórias Indígenas: Processos Museológicos, Patrimônios e Práticas Metodológicas Insurgentes.

Curso 32 - Arte, Educação e Políticas das Memórias Indígenas: Processos Museológicos, Patrimônios e Práticas Metodológicas Insurgentes

DIAS: 03 A 05 DE NOVEMBRO- AULAS SÍNCRONAS (HORÁRIO: 19H ÀS 21H)

06 A 15 DE NOVEMBRO- AULAS ASSÍNCRONAS

Ministrante: Alexandre Gomes (Departamento de Antropologia e Museologia/ UFPE)

José Ronaldo França de Siqueira (Pedagogo e Arqueólogo, Povo Kapinawá)

Ementa:

Memória, Patrimônio e Diversidade Étnica no Brasil. Povos Indígenas: Etnorqueologia e nova história. Antropologia da Arte e Cosmopolíticas Indígenas. Artes Indígenas e processos educativos formais e não-formais. Didática e metodologia para o ensino da memória e Patrimônio Indígenas através da Arte-Educação.

Objetivos:

GERAL:

Introduzir os participantes no estudo da memória e do patrimônio cultural dos Povos Indígenas a partir de perspectivas teóricas e epistemológicas atuais, voltadas à elaboração de propostas didático-metodológicas em Arte-Educação.

ESPECÍFICOS:

Apresentar uma bibliografia básica sobre etnoarqueologia, nova história Indígena, antropologia/etnografia das populações Indígenas no Brasil, artes Indígenas e Cosmopolíticas;

Exercitar processos colaborativos e de pesquisa participativa voltados ao desenvolvimento de propostas e projetos em Arte-Educação sobre memória e Patrimônio Indígenas.

Duração: 20h