Cronograma
de inscrições

INSCRIÇÕES
InscriçãoA partir de 16 de maio
CRONOGRAMA PARA SUBMISSÃO DAS COMUNICAÇÕES
Inscrições comunicações orais16 de maio a 05 de julho de 2023
Resultado comunicações orais10 de julho
Prazo para entrada de recursos10 de julho
Resultado dos recursos11 de julho
Apresentação das comunicações orais20 de julho

Valores

  • Inscrições Presenciais

  • • Público em geral: R$ 160,00
  • • Estudante, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes: R$ 80,00
  • • Cartão do Empresário (desconto 25%): R$ 120,00

  • Inscrições Online:

  • • R$ 49,90 (valor único)

Instruções

  • • Para os estudantes, comerciários, dependentes de comerciário e cartão do empresário, anexar a cópia da carteira no momento da inscrição. Este documento será avaliado pela equipe.
  • • Cada congressista que optar pela participação online terá acesso as conferências e palestras, que serão transmitidas ao vivo e ficarão disponíveis para acessos posteriores na plataforma. Também terá acesso à galeria de exposição e a livraria virtual.
  • • Cada congressista que optar pela participação presencial terá direito a escolher um dos cursos disponibilizados pelo site, respeitando-se a ordem de inscrição e o limite das vagas existentes. Também terá direito a submeter uma comunicação oral para apresentação presencial durante o evento e publicação no Ebook do Congresso, caso seja habilitado.
  • • As comunicações serão avaliadas por uma comissão científica. Verificar as normas de submissão antes de submeter o trabalho
  • • A inscrições nos cursos e nas comunicações orais só poderão ser feitas pelo site

SUBMETA SUA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA
INSCRIÇÃO NO CONGRESSO

Programação
Diária

SEGUNDA - 17/07
 
TERÇA - 18/07
 
QUARTA - 19/07
 
QUINTA - 20/07
 
SEXTA - 21/07
 

Programação
dos cursos

PEDAGOGIAS DA LITERATURA
 
PEDAGOGIAS DO TEATRO
 
PEDAGOGIAS DA DANÇA
 
PEDAGOGIAS DA MÚSICA
 
PEDAGOGIAS DA PERFORMANCE
 
PEDAGOGIAS DO AUDIOVISUAL
 
PEDAGOGIAS DAS ARTES VISUAIS
 
PEDAGOGIAS DO CIRCO
 
OUTRAS PEDAGOGIAS
 

Temas
Geradores

1. Arte/Educação como Mediação Cultural:
 
2. Arte/Educação como Mediação Social:
 
3. Arte/Educação Inclusiva:
 
4. Arte/Educação Intercultural/Decolonial/Pós-Colonialista:
 
5. Arte/Educação na Economia da Cultura:
 
6. Arte/Educação na Escola:
 
7. E-Arte/Educação:
 
8. Formação de Arte/Educadores:
 
9. História da Arte/Educação:
 
10.Políticas Públicas para Arte/Educação:
 
11. Arte/Educação e Paulo Freire:
 

Docentes

ADRIANA FRESQUET

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Grupo CINEAD/LECAV: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Desenvolve ações de pesquisa e ensino com foco nas políticas e pedagogias do audiovisual e das mídias digitais na Educação Básica. No programa de extensão universitária CINEMA, APRENDER E DESAPRENDER foca na iniciação ao cinema como gesto pedagógico, político e estético de produção sensível e compartilhada de conhecimento em escolas públicas municipais, estaduais e federais, inclusive no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira e no Hospital Universitário da UFRJ. Graduada e doutorada na Facultad de Humanidades y Ciências de la Educación da Pontifícia Universidad Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires, fez seu Mestrado no Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília. Em 2005 fez um pós-doutorado na Faculdade de Educação a PUC-Rio e em 2019/2020 realizou outro no Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, supervisionada pela professora Inés Dussel. Participou do GT que elaborou a proposta de regulamentação da lei 13006/14 que foi entregue ao Conselho Nacional de Educação e coordenou o Grupo de Trabalho de Formação no Fórum Tiradentes em 2023. Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica e Cinemas e Educações da Editora Multifoco.

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Grupo CINEAD/LECAV: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Desenvolve ações de pesquisa e ensino com foco nas políticas e pedagogias do audiovisual e das mídias digitais na Educação Básica. No programa de extensão universitária CINEMA, APRENDER E DESAPRENDER foca na iniciação ao cinema como gesto pedagógico, político e estético de produção sensível e compartilhada de conhecimento em escolas públicas municipais, estaduais e federais, inclusive no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira e no Hospital Universitário da UFRJ.

Graduada e doutorada na Facultad de Humanidades y Ciências de la Educación da Pontifícia Universidad Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires, fez seu Mestrado no Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília. Em 2005 fez um pós-doutorado na Faculdade de Educação a PUC-Rio e em 2019/2020 realizou outro no Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, supervisionada pela professora Inés Dussel.

Participou do GT que elaborou a proposta de regulamentação da lei 13006/14 que foi entregue ao Conselho Nacional de Educação e coordenou o Grupo de Trabalho de Formação no Fórum Tiradentes em 2023.
Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica e Cinemas e Educações da Editora Multifoco.

ALEXANDRE RODRIGUES

É multi-instrumentista, compositor, educador musical e luthier de pífanos.Iniciou os seus estudos musicais na Banda 1º de Maio de Itapissuma-PE no ano de 2002. Acumula em sua formação o Curso Técnico em Música pelo antigo Centro de Criatividade Musical do Recife, a graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Clarinete pelo IFPE–Campus Belo Jardim. Atualmente, é bacharelando em saxofone pela UFPB, pós-graduando em Práticas Interpretativas do Frevo pelo IFPE e tem pesquisado e se dedicado à fabricação e performance do pífano. É integrante e atua em vários grupos como Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano, Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Transversal Frevo Orquestra, Orquestra Malassombro, Silvério Pessoa e Claudio Rabeca. Já dividiu o palco com diversos artistas de relevância nacional e internacional como Wilson das Neves, Mariane Castro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Nicolas Krassik, Ivan Vilela, Nailor Proveta, Siba, Mauricio Carrilho, Marcel Powell, Guinga, Alaíde Costa, Fred Andrade, Aurea Martins e outros. Ganhou em 1° lugar no festival nacional do frevo no ano 2019 na categoria frevo livre autoral com a música Sebastião Biano no Frevo interpretado por Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano, Lançou o álbum Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano no ano de 2020 com participações de Nailor Proveta, Andrea Ernest Dias, Gilú Amaral, Cláudio Rabeca, Cesar Michiles e Antônio Marinho, atuou como professor de pífano do festival FIMUCA 2020, participou do festival Moacir Santos no ano de 2020, oficina de música de Curitiba-PR no ano de 2021 atuando como professor de pífano, Participou em diversas gravações com Alceu Valença, Aurea Martins, Zé Manoel, Fafá de Belém, Chico Bezerra e Dominguinhos.

É multi-instrumentista, compositor, educador musical e luthier de pífanos.Iniciou os seus estudos musicais na Banda 1º de Maio de Itapissuma-PE no ano de 2002. Acumula em sua formação o Curso Técnico em Música pelo antigo Centro de Criatividade Musical do Recife, a graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Clarinete pelo IFPE–Campus Belo Jardim. Atualmente, é bacharelando em saxofone pela UFPB, pós-graduando em Práticas Interpretativas do Frevo pelo IFPE e tem pesquisado e se dedicado à fabricação e performance do pífano. É integrante e atua em vários grupos como Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano, Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Transversal Frevo Orquestra, Orquestra Malassombro, Silvério Pessoa e Claudio Rabeca. Já dividiu o palco com diversos artistas de relevância nacional e internacional como Wilson das Neves, Mariane Castro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Nicolas Krassik, Ivan Vilela, Nailor Proveta, Siba, Mauricio Carrilho, Marcel Powell, Guinga, Alaíde Costa, Fred Andrade, Aurea Martins e outros. Ganhou em 1° lugar no festival nacional do frevo no ano 2019 na categoria frevo livre autoral com a música Sebastião Biano no Frevo interpretado por Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano, Lançou o álbum Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano no ano de 2020 com participações de Nailor Proveta, Andrea Ernest Dias, Gilú Amaral, Cláudio Rabeca, Cesar Michiles e Antônio Marinho, atuou como professor de pífano do festival FIMUCA 2020, participou do festival Moacir Santos no ano de 2020, oficina de música de Curitiba-PR no ano de 2021 atuando como professor de pífano, Participou em diversas gravações com Alceu Valença, Aurea Martins, Zé Manoel, Fafá de Belém, Chico Bezerra e Dominguinhos.

ALEXSANDRO DO NASCIMENTO SANTOS

Diretor da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, do Ministério da Educação; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Diretor-Presidente da Escola do Parlamento; Doutor e Mestre em Educação.

Diretor da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, do Ministério da Educação; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Diretor-Presidente da Escola do Parlamento; Doutor e Mestre em Educação.

ANA MAE BARBOSA

Professora Emérita da Universidade de São Paulo (USP), no Mestrado/ Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de las Artes (UNA) da Argentina. Foi presidente da International Society of Education through Art (90-93) e da ANPAP — Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, e também Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (87-93). Publicou 23 livros sobre Arte e Arte/ Educação. Recebeu vários prêmios, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004) e o Prêmio Internacional Herbert Read.

Professora Emérita da Universidade de São Paulo (USP), no Mestrado/ Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de las Artes (UNA) da Argentina. Foi presidente da International Society of Education through Art (90-93) e da ANPAP — Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, e também Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (87-93). Publicou 23 livros sobre Arte e Arte/ Educação. Recebeu vários prêmios, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004) e o Prêmio Internacional Herbert Read.

ANALICE PILLAR DUTRA

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), onde atua como professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado na área de Educação e Artes Visuais. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Artes pela ECA/USP e graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. É pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Sócia da International Society for Education Through Art (INSEA), da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais, com foco na leitura de imagens, arte contemporânea, produções audiovisuais, mídia televisiva, infância e formação de professores.

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), onde atua como professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado na área de Educação e Artes Visuais. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Artes pela ECA/USP e graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. É pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Sócia da International Society for Education Through Art (INSEA), da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais, com foco na leitura de imagens, arte contemporânea, produções audiovisuais, mídia televisiva, infância e formação de professores.

LOGIN

INSCREVA-SE AQUI

Presencial

On-Line

Fale Conosco