Cursos

Curso 24 – Epistemologia Afrocentrada e Teoria Quilombista Perspectiva para o Estudo da Literatura Africana, no Brasil, Atrelado às Diretrizes Curri

Curso 24 – Epistemologia Afrocentrada e Teoria Quilombista Perspectiva para o Estudo da Literatura Africana, no Brasil, Atrelado às Diretrizes Curri

DIAS: 03 A 05 DE NOVEMBRO- AULAS SÍNCRONAS (HORÁRIO: 14H ÀS 16H)

06 A 15 DE NOVEMBRO- AULAS ASSÍNCRONAS

Ministrante: Dayvison Bandeira de Moura (Centro de Inteligência Aplicada à Educação de Qualidade – Paraguai)

Ementa:

Estudo do conceito de paradigma científico a partir do conceito de Epistemologia Afro centrada atrelada à teoria Quilombista, para a emergência de perspectivas para o estudo da literatura africana. Com isso em vista, será estabelecido relações com concepções antropológicas no que diz respeito ao conceito de cultura, sob o caráter situacional histórico, ancorado ao Período do Império no Brasil, no sentido de ser motivo de reflexão as práticas de interdição que vitimaram a legitimidade étnica ancestral ligadas a diferentes etnias africanas, pela difusão de estereótipos e diferentes formas de banimento. Fato que resultou na disseminação e naturalização de práticas racistas que, há séculos, tem segregado e negado não apenas, o pertencimento, mas, sobretudo, a existência de tradição literária aos povos africanos e. consequentemente, ao seus descendentes, motivando a manutenção da tradição literária como sendo, uma especificidade do continentes Europeu. Fato que, carece de estudos e pesquisas comprometidos com o reconhecimento do caráter milenar das culturas legítimas das etnias africanas e afrodescendentes, especialmente, no que concerne, às suas literaturas.

Objetivos:

• IDENTIFICAR o conceito de paradigma epistemológico no que diz respeito à sua estrutura;

• DEFINIR a Afrocentricidade, bem como fundamentos paradigma Afro centrado;

• DEFINIR práticas docentes para o estudo da literatura africana em atenção à Lei 10.639/03 atrelada às Diretrizes Curriculares Étnico-Raciais;

• EXPLICAR a formação do leitor literário e centralidade do texto literário;

Duração: 20h